Like Us

1376Blog

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS


QUAL O PERFIL DE UM INVESTIDOR EM IMÓVEIS?
Geralmente alguem que busca um investimento seguro e mais rentável, visto que nos últimos anos, o ramo imobiliário vem apresentando um quadro de aquecimento e valorização notável.
O Maior volume de neócios está nas mãos do que classificamos de Pequeno Investidor. Ele possui algum conhecimento do mercado financeiro, pois para se qualificar como investidor, ele precisa ter o CAPITAL, e esse capital não deve estar parado, mas aplicado em algum lugar. Geralmente em aplicações seguras como poupança, pré fixadas, títulos, etc.
Outro grupo são os Grandes Investidorer que possuem um capital mais volumoso. Neste caso o capital geralmente está fragmentado em aplicações de longo e curto prazo para facilitar o giro e num determinado momento em que decida utilizar-lo. Por motivos diversos, ele resolve investir parte deste capital em imóveis.
QUE CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS AFETAM O INVESTIDOR?
Todo investidor tem algo em comum. Pequeno ou grande, eles partilham de sentimentos em comum, porém com intensidades diferentes.
O que pode variar de um investidor para outro, são as circustâncias pessoais e peculiares a motivação da realização do negócio.
Credibilidade - Dentro deste conceito existem vários fatores a considerar que podem ajudar a construir a Credibilidade.
A forma de tratar os assuntos que envolvem o negócio imobiliário, ao longo do processo, vão construindo a credibilidade no investidor.
É preciso estabelecer um vínculo confiável, por apresentar fatos que comprovam que o negócio será realizado, pois trata-se de uma compra com entrega futura.
Antes mesmo de iniciar um negócio imobiliário, o investidor já deve começar a construir a credibilidade que vai precisar para cocluir o negócio. Como assim? Por avaliar o mercado onde pretente investir, por conhecer o tipo de produto que pretende aquisitar, conhecer todos os passos que envolvem uma negociação imobiliária, por saber quais são as variáveis que podem impactar no sucesso do negócio.
A escolha do Agente imobiliário também é fundamental para a construção da Credibilidade, sabendo que ele é quem irá intermediar toda a negociação. Primeiramente, deve ser um profissional credenciado e capacitado. De preferência a empresas que estão estabelecidas no local onde o imóvel está localizado. Procure empresas que atuam no mercado local a um bom tempo e que são conhecidas e de boa reputação. Consulte sempre o CRECI para obter informações sobre o profissional.
O Agente imobiliário, ao conduzir o negócio com responsabilidade, seridade, transparência e idoneidade, demonstranto real interesse no sucesso e na conclusão do negócio, estará ajudando a construir a credibilidade.
Expectativa - É esperança baseada em promessas. A expectativa inicia na decisão de investir e existirá em todo o processo até a sua conclusão. Toda expectativa pode ser satisfeita ou frustrada, tudo depende dos fatores que giram em torno do negócio e da forma que eles serão conduzidos.
Um erro muito grave, é quando não utilizamos um cronograma. Embora em processos mais complexos, algumas fases podem ser difíceis de prever, mesmo assim o investidor precisa de uma agenda onde estão previstos todos os passos até que o negócio se realize.
Notamos aqui que para a manutenção do negócio deve haver compromisso de todas as partes e esse compromisso é confirmado quando cada um cumpre com a sua parte no andamento do processo.
O investidor deve continuar motivado a concluir o negócio durante todo o tempo do processo, não apenas porque em determinado momento ele pode perder parta do capital investido, mas principalmente por continuar convencido de ser um bom negócio.
Conforme o ciclo motivacional, quando uma expectativa é atingida, em seguida haverá uma nova motivação e uma nova expectativa a ser atingida, o que pode motivar o investidor a continuar aplicando no mercado imobiliário. Porém quando há frustração, no caso do mercado imobiliário, nem sempre é possível fazer uma compensação. A sensção é de fracaço e perda. Os fatores que podem desencadear esses sentimentos devem ser evitados e combatidos com vigor.
Insegurança - Geralmente ocorre ao investidor, pela falta de acompanhamento ou pela falta de comprometimento das partes. A indecisão por parte do proprietário, pode gerar insegurança, que afetará todo o negócio. Portanto o agente imobiliário precisa atuar de forma a só gerar a expectativa, quando obtiver a certeza de que o proprietário irá negociar o imóvel. Esse fato deve ser expresso através de documento apropriado, no entanto, o proprietário também precisa sentir segurança em saber que o negócio que está fazendo atende as suas expectativas.
Fatores externos podem também gerar insegurança, fazendo que o investidor refaça calculos, reavalie o negócio como um todo, diminua o interesse chegando até mesmo a torcer para que algo dê errado e o negócio seja desfeito naturalmente. Nesse caso os interesses se tornaram conflitantes e será difícil que todas as partes saim satisfeitas. É importante que o Agente imobiliário administre a situação para que os interesses das partes sejam satisfeitos. Deve procurar meios para restabelecer a segurança do investidor e recuperar a motivação inicial. Nem sempre isso é fácil, mas é de suma importância para a realização de um bom trabalho de corretagem. Consideramos aqui alguns aspectos emocionais que giram em torno dos negócios imobiliários. Estaremos publicando a continuação deste artigo considerando os aspectos emocionais do negócio imobiliário para o Proprietário.

Nenhum comentário

Obrigado. Seu comentário é muito importante para nós.